quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O último dia do ano


No decorrer um ano muita coisa acontece na vida de todo mundo. Algumas que nos paralizam, outras que nos energizam. Algumas que nos derrubam, outras que nos levantam. Percebo sempre as emoções parecidas das pessoas que me rodeam e muitas vezes acredito estar vivendo em um incosciente coletivo. Algumas épocas foram de muitas baladas, rolos, empolgações, bafos e contatos para todos. Outras épocas foram um pouco mortas, todos meio deprimidos, sem vontade de sair de casa. Mas uma coisa é certa sobre todos os anos; os últimos e primeiros meses são sempre de novas mudanças e novidades.
O fato é que o dia do reveillon pode parecer um dia qualquer pra um monte de gente, mas representa algo muito maior do que elas podem enxergar. Quando o última dia do último mês está chegando, maior parte das pessoas se move para encontrar um lugar especial para estar. Alguma festa com muitos amigos, a simples companhia da família, um lugar do mundo completamente diferente, uma baderna generalizada na praia, um outro significante para passar a virada. É uma data que independente de sexo, idade, opção sexual, religião ou estilo, faz com que todas as pessoas se mexam para um mesmo motivo; ter uma noite feliz.
A bebida é geral em todos os lugares e as emoções estão mais intensificadas. Como nos sentimos nesse dia, cria toda uma inspiração para como queremos passar o novo ano. Fazemos retrospectivas, desenhamos novas metas e resoluções, e seguimos algumas superstições. E quando acordamos no dia seguinte, pode sim parecer que nada mudou, ainda mais quando temos uma ressaca fodida. Mesmo assim, logo notamos, talvez algumas semanas depois, que muitas mudanças estão acontecendo à nossa volta. Alguns passaram na faculdade, outros se formaram, alguns conseguiram promoções no trabalho, ou venderam muito e estão mais felizes. Alguns encontraram novos amores, decidiram mudar de cidade, ou simplesmente conseguiram deixar para trás velhos fantasmas. E toda essa energia de mudança, metamorfose e moção, acaba nos afetando de alguma forma.
Se ficamos no mesmo lugar, mesmo depois disso tudo, e simplesmente não nos mexemos, é porque a esperança está de alguma forma, falhada. O estado de espírito está quebrado além do campo de energia. Quem sabe não passamos na faculdade, repitimos de ano, fomos despedidos, ou falimos. Quem sabe perdemos um grande amor, vimos várias pessoas indo embora ou perdemos alguma luta com o passado.

É...

Nós ganhamos e perdemos o tempo inteiro. Damos e tiramos, usamos e somos usados. Mas no começo do ano, somos geralmente recompensados. Seja por vias boas ou ruins, com felicidade ou com tristeza. A polícia do karma fica mais atenta e trabalha longas horas. Os juízes ficam à postos e os mensageiros colocam suas asas pretas ou brancas, para entregar o que cada pessoa merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário